Requisitos para Adesão aos Projetos

Os requisitos e procedimentos à submissão de projetos/iniciativas ao FUNEA se estabelece mediante as alíneas descritas abaixo:

Enquadramento

Os projetos/iniciativas de entidades públicas e privados devem estar enquadrados nas dimensões e medidas prioritárias da Agenda Nacional de Emprego.

Documentação

Toda a informação detalhada de projetos/iniciativas deverá ser devidamente preenchida ou registada numa ficha partilhada pelo FUNEA, designada por Ficha Individual de Projeto/Iniciativa.

Organização de Processos

As entidades (promotoras) públicas e privadas devem organizar o processo físico ou dossier de projetos/iniciativas e todos os documentos de suporte para submeter ao FUNEA, mediante um ofício.

Documentos Necessários

  • Memorando de entendimento
  • Peças de procedimento de contratação pública
  • Contratos firmados
  • Facturas proformas e definitivas
  • Estimativas de custos administrativos e de formação
  • Estudos de impacto social e económico
  • Planos de operacionalização

Pessoas Coletivas

Os projetos de emprego de pessoas colectivas privadas devem ser remetidas ao Departamento Ministerial responsável pelo sector de trabalho e este por sua vez ao FUNEA.

Pessoas Singulares

O Financiamento à pessoa singular é concedido por intermédio dos parceiros de implementação, através da disponibilização de diversos canais ajustados a cada público-alvo previamente identificado.

Prestação de Contas

As entidades proponentes de projetos/iniciativas de emprego têm a responsabilidade de apresentarem ou prestarem contas periódicas das despesas realizadas após a ocorrência de desembolsos.

Relatórios Trimestrais

Para os projetos/iniciativas com pagamentos parcelados, o não envio dos relatórios trimestrais de execução técnica e financeira por parte dos Gestores dos Projetos e Parceiros, condiciona o pagamento das parcelas seguintes.